Conseguias viver sem ketchup, pastilhas ou sem M&M's? A resposta não depende só de ti, mas sim do país onde vives. Há alimentos ditos normais, que fazem parte da alimentação da maioria de nós, que, por diferentes razões, são proibidos em alguns países ou restringidos em determinados contextos.
Desde motivos éticos, religiosos ou nutricionais, a pastilha elástica, o ketchup, o queijo com larvas, entre outros - há muitos mais - não podem ser consumidos nos países que vamos agora apresentar-te.
Ketchup
O Ketchup não é totalmente proibido em França. Se fores a um supermercado, vais encontrá-lo nas prateleiras, mas se fores a uma escola francesa já não. Desde 2011 que o governo francês proibiu o ketchup nos refeitórios escolares por questões nutricionais e para preservar a culinária francesa.
Casu Marzu
O famoso queijo com larvas foi proibidos nos Estados Unidos e União Europeia por questões sanitárias. No entanto, em Sardenha, este queijo é uma das preferências dos habitantes, que o comem há já vários séculos, e é vendido no mercado negro.
Pastilha elástica
Já te imaginaste sem a frescura de uma pastilha elástica? Ou sem poderes descarregar o teu stress com uma pastilha? Em Singapura, os habitantes já não consomem pastilhas desde a década de 1990. O governo proibiu-as para manter a ilha limpa e evitar lixo. A verdade é que as pastilhas são poluentes, por serem compostas por vários ingredientes de degradação lenta.
Ovo Kinder
Faz parte da infância de muitos de nós. Ora pelo chocolate, ora pelo brinde que guarda no seu interior. No entanto, este é um chocolate proibido nos Estados Unidos, há muitas décadas. E porquê? Por aquilo que o torna diferente dos demais: o brinde. Nos Estados Unidos, estão proibidos todos os alimentos com objetos escondidos, por questões de segurança.
M&M's
As famosas bolinhas de chocolate e com amendoim no interior são proibidas na Suécia por usarem na embalagem uma fonte muito semelhante à do chocolate sueco Marabou.
Foie Gras
Amado pelos franceses e proibido em Itália, República Checa, Finlândia, Polónia, Turquia e muitos estados dos EUA, pela forma como é feito. O foie gras significa "fígado gordo" e é obtido através da alimentação forçada de patos ou gansos, cujo fígado incha até oito vezes mais do que o seu tamanho normal. Por questões éticas, estes países decidiram proibir a venda de foie gras, por ser feito à custa do sofrimento de um animal.