Acordaste cedíssimo para viajar - haverá melhor motivo para sair da cama de madrugada? - dormiste pouco, dado o entusiasmo, e estás a contar dormir durante a viagem? Eis que entras no avião, e reparas que ao teu lado está um bebé que não pára de chorar, ou uma pessoa tão nervosa que está sempre falar, ou ficaste no lugar do meio e sem a oportunidade de encostares a cabeça na janela para dormir aquele belo sono.


Qual é a solução que te passa pela cabeça? Trocar de lugar, claro. E esta pode não ser a melhor decisão a tomar, segundo Serenity Haley, comissária de bordo da American Airlines.
Num vídeo que publicou recentemente na sua conta do Tik Tok, Serenity partilha uma das regras de ouro que aprendeu durante a sua formação: nunca mudar de lugar sem perguntar a um comissário de bordo.


“Antes da descolagem, verificamos se o peso está bem distribuído e equilibrado pelo avião. Se os tripulantes mudarem de lugar, acabam por alterar o equilíbrio do avião”, começa por explicar.

O centro de gravidade do avião é um fator essencial durante a descolagem e o piloto tem de saber exatamente a distribuição do peso na aeronave por questões de segurança.

Serenity explicou também que o melhor lugar para sentar é, na verdade, na parte de trás do avião.


@serenityhaley1

i was surprised to learn this during training

♬ original sound - Serenity


Uma vez no ar, os passageiros têm liberdade para mover-se. Porém, é sempre mais seguro pedir autorização dos membros da tripulação antes de ocupares um dos lugares vazios.