Limitar o número de horas que uma criança ou jovem passa à frente de um ecrã é muito desafiante. Contam-se pelos dedos de uma mão, como quem diz, o número de casas portuguesas que não têm acesso à internet. E, hoje em dia, é muito fácil para uma criança estar familiarizada com um telemóvel ou computador. Esta é a história de um pai que, em desespero, arranjou uma forma quase perfeita de limitar o número de horas que os filhos passavam na internet.

E porque é que foi quase perfeita?


Tudo aconteceu em Messanges, França.

Segundo conta o site Le Progrés, este pai conseguiu bloquear o acesso à internet, entre a meia-noite e as três da manhã, através de um bloqueador de sinal.

O problema é que não eram apenas estas crianças que ficavam sem internet. A internet também ficava bloqueada em dois municípios.




Os moradores começaram a queixar-se do corte diário da internet entre a meia-noite e as três da manhã e, após várias investigações, percebeu-se que o problema não estava no operador.


Um técnico da ANFR, órgão público responsável pela gestão do espectro de radiofrequência em França, percebeu que havia uma alteração no sinal e que se tratava de um bloqueador de sinal.
Através de um localizador de frequências de rádio, foi possível localizar o bloqueador de sinal. E assim se chegou à identidade deste pai.
A solução para acabar com o vício dos filhos pode sair-lhe caro. Os bloqueadores de sinal são proibidos em França e este pai arrisca agora a uma multa que pode chegar aos 30.000 euros ou até mesmo a uma pena de prisão de 6 meses.