Apesar do sol e de as temperaturas quentes que se têm feito sentir nos últimos dias em Portugal continental, a chuva faz falta e é, neste momento, muito desejada para colocar um fim à seca extrema do nosso país. Neste momento, são muitos os apelos para que não se gaste água indevidamente, uma vez que a chuva ainda não chegou em abundância em 2022.


Essa realidade vai verificar-se novamente a partir desta quinta-feira, onde a chuva vai fazer sentir-se, mas com pouca intensidade.


De acordo com a previsão meteorológica do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, vão verificar-se aguaceiros fracos durante a manhã desta quinta-feira ao mesmo tempo que uma pequena descida da temperatura.


Já para esta sexta-feira, prevê-se que as regiões do Alentejo e do Algarve recebam aguaceiros fracos muito influenciados pelo mau tempo que tem assolado a Madeira, de acordo com o site "Tempo.pt".



Por outro lado, o fim de semana vai ser de "céu pouco nublado ou limpo", de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, em todo o país e de vento fraco a moderado.


Apesar deste regresso tímido da chuva, teme-se que não seja o suficiente para colocar um ponto final na seca grave. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera afirmou, citado pelo jornal "Público", que "até ao final de fevereiro não se prevê a ocorrência de precipitação significativa em todo o território", o que deverá agravar a situação meteorológica que se tem feito sentir.