Conhecidos também como os nossos companheiros de quatro patas, os cães são parte da nossa rotina - para quem os tem - e são quase como um membro da família.


Por isso, é normal que, quando os perdemos, sintamos uma profunda tristeza e tenhamos de fazer o luto. E parece que nós, seres humanos, não somos os únicos a sentir essa dor. Até os próprios animais a sentem, diz um estudo feito pela Universidade de Milão e publicado no jornal Scientific Reports.


Os 426 participantes desta pesquisa relatam que os seus cães exibiram comportamentos semelhantes ao luto pela morte dos seus companheiros caninos, um resultado que revela uma outra camada da vida emocional dos cães. Esta conclusão não será uma surpresa para quem já testemunhou a tristeza de um cão depois de perder um amigo de quatro patas.



“Hoje, milhões de famílias em todo o mundo têm mais do que um cão”, revela Federica Pirrone, professora de etologia veterinária e bem-estar animal da Universidade de Milão e responsável por este estudo.

“Conhecer as reações comportamentais e as emoções despertadas pela morte de um cão é fundamental, porque nos permite reconhecer as necessidades emocionais de muitos animais, que estão realmente em risco de sofrer com a perda de um companheiro canino.”


As conclusões deste estudo mostram as diferentes reações dos cães perante a morte de um companheiro canino. 67% dos cães procuraram ter mais atenção, 57% deixaram de brincar, 46% tornaram-se menos ativos, 35% passaram mais horas a dormir, 35% ficaram mais medrosos, 32% registaram alterações ao nível da alimentação e 30% começaram a chorar e a ladrar mais.

Um terço dos participantes disseram que estes comportamentos duraram entre dois e seis meses após a morte do companheiro canino, e um quarto relatou que durou mais de seis meses.


Pouco há a fazer quanto a este sofrimento do animal. Apenas dar-lhe tempo para se adaptar à nova rotina. É importante manter alguns dos velhos hábitos, mas também introduzir rotinas novas para que o cão sinta uma mudança.