A tensão cresce de dia para dia entre a Ucrânia e a Rússia...


Muitos cidadãos ucranianos tentam a todo o custo defender os seus filhos, família, casas e cidades, ou até mesmo fugir do país. Ao mesmo tempo, existem outros que intensificam os seus esforços para perturbar as infra-estruturas russas, tal como é o caso dos hackers.


Entre manifestações e protestos contra as ações do presidente russo, uma empresa ucraniana manifestou-se de uma forma diferente e até insólita.


Alguns postos de carregamento de carros elétricos colocados na auto-estrada que liga Moscovo e São Petersburgo foram construídos em parceria com uma empresa ucraniana, que agora decidiu pirateá-los, tal como alguns meios de comunicação social deram conta. Nos visores dos carregadores passou a ler-se a seguinte mensagem "Glória à Ucrânia / Glória aos heróis / Putin é um idiota / Morte ao inimigo", de acordo com um vídeo partilhado pela empresa no Facebook.



Após este incidente, e de acordo com o jornal britânico "The Independent", a empresa russa de energia Rosseti "declarou que os carregadores foram comprados através de uma empresa russa que tinha transferido a produção para a empresa ucraniana AutoEnterprise, sediada em Kharkiv."


Numa publicação no Facebook, a empresa russa explicou que "os postos de carregamento instalados na estrada M-11 foram adquiridos em 2020 de acordo com os resultados de um procedimento de compra em aberto. O fornecedor foi dado pela LLC "Gzhelprom" (Rússia). Mais tarde, descobriu-se que os principais componentes (incluindo o controlador) são efetivamente produzidos pela empresa Autoenterprise (Ucrânia), e o fornecedor russo produziu uma montagem aberta".


Uma vez que a empresa ucraniana fez parte da construção dos postos de carregamento conseguiu ter "acesso oculto" aos mesmos, de acordo com a mesma publicação.



(Imagens: Reprodução de vídeo do Facebook)