Mais uma descoberta incrível sobre os nossos companheiros de quatro patas. A ciência aliada à enorme curiosidade que há sobre os cães têm permitido descobrir curiosidades impressionantes sobre o mundo canino. Primeiro, provou-se que os cães conseguem perceber mesmo o que lhe dizem. Agora, um estudo recente, feito este ano, mostra que os cães não só percebem o que lhe dizem, como ainda conseguem reconhecer a voz dos donos.


Para chegar a esta conclusão, uma equipa de investigadores da Universidade Eötvös Loránd, em Budapeste, pediu a 28 pessoas para brincarem às escondidas com os seus cães no laboratório. Num dos esconderijos estava o dono do cão e noutro um desconhecido. Para assegurar que o cão se guiava apenas pela voz, e não pelo olfato, nos esconderijos foram colocadas gravações da voz dos donos. Tanto os donos como os desconhecidos liam uma receita num tom neutro.


A investigação teve várias etapas, em que a voz dos donos foi misturada com a de desconhecidos, e, em todas elas, a taxa de sucesso foi enorme. Na maioria dos casos, os cães dirigiram-se para o esconderijo dos seus donos.



De acordo com um dos investigadores, "a elevada taxa de sucesso da escolha dos cães, a sua capacidade de distinguir a voz dos donos entre uma variedade de vozes de controlo, o facto das escolhas dos cães não terem sido confundidas por dicas olfativas e a ordem do falante indicam que os cães podem usar, de forma confiável, pistas sobre a identidade",


Ao longo desta investigação, concluiu-se também que os cães reconhecem a voz através do tom, que pode ser mais alto ou mais baixo, o ruído, que pode ser mais nítido ou mais grave e o timbre, que pode ser mais límpido ou mais intenso. Se as vozes se diferenciassem no tom ou ruído, isso ajudava os cães a reconhecerem mais facilmente a voz do dono.

E será que os cães conseguem reconhecer a voz do seu dono através do telefone? Este estudo sugere que sim, o que pode ajudar os animais a lidarem com a ansiedade de separação.