Quem vive a realidade da guerra bem perto quer, por momentos, tentar esquecer aquilo que está à sua volta. Apesar de a realidade, a destruição das ruas e o som que se ouve não o permitirem, existem vozes, tal como é o caso de uma menina que cantou num abrigo, que fazem os ucranianos viajar para longe.


Desta vez, não foi uma voz, mas sim o talento de tocar um instrumento. Vera Lytovchenko é professora e violinista. Vive em Kharkiv, uma das muitas cidades ucranianas que têm sido alvo dos ataques russos e onde as pessoas têm procurado abrigo.


E foi numa cave transformada num abrigo que Vera Lytovchenko brindou os habitantes que lá estavam com o som do seu violino. Perante uma audiência atenta, Vera Lytovchenko tem dado alguns concertos para que não se pense na guerra durante alguns minutos.


Em declarações ao jornal "The Guardian", a violinista contou que "foi muito difícil tocar e pensar em algo que não fosse sobre a guerra, mas decidi que tinha de fazer alguma coisa. Tornámo-nos numa família nesta cave, e quando eu toquei, eles choraram. Esqueceram-se da guerra durante alguns minutos e pensaram em alguma coisa diferente."


Um vídeo do momento em que Vera toca para as pessoas que a rodeavam no abrigo foi partilhado no Twitter por Liubov Tsybulska, conselheira do Ministério dos Negócios Estrangeiros ucraniano. Na descrição da publicação, lê-se: "O que fazemos em abrigos de bombas enquanto eles nos bombardeiam a partir do céu."



Para Vera Lytovchenko, sair da sua cidade não é opção, uma vez que quer ajudar a reconstruí-la. Mais uma vez, em declarações ao jornal "The Guardian", a violinista reforçou que não precisam "de pena. Não preciso de me queixar. Só preciso que os bombardeamentos parem e depois vamos reconstruir a cidade."


Os ucranianos reúnem-se, dia após dia, em abrigos para tentar escapar à guerra. Para trás, deixam as suas casas, pertences, sonhos e rotinas. A esperança mantém-se e ela é, neste caso, alimentada pela música.


(Imagens: Reprodução de vídeo do Twitter)