Quantas vezes ouviste os teus pais dizerem-te que não podias ir dar um mergulho após o almoço ou que as pastilhas que engolisses iriam ficar no estômago durante sete anos? Provavelmente, não foi uma ou duas vezes. São histórias e mais histórias contadas e perpetuadas entre gerações que, no final, te fazem acreditar nelas, não é verdade?
Só que, na realidade, essas histórias não passam de mitos e, por isso, há que desmitificá-los. Assim, estas são cinco mentiras que ouviste em criança e que, provavelmente, ainda acreditas. Vamos a elas!
1 - As pastilhas engolidas permanecem no estômago durante 7 anos
Muitas crianças ouvem um "não" dos pais quando pedem uma pastilha elástica. E esta resposta é sucedida da justificação de que as pastilhas não são bem digeridas pelo estômago e podem ficar até 7 anos por lá. Só que... não é verdade! É um mito que já tem muitos anos, que é de origem incerta e não tem quase ou nenhuma base científica, tal como afirma o site "Healthline".
2 - Não podes dar um mergulho logo a seguir a uma refeição
Mais um mito. Ouve-se muitas vezes que depois de uma refeição não se pode ir logo tomar banho ou dar um mergulho porque pode existir uma indigestão. No entanto, e de acordo com um artigo do Hospital Lusíadas, "não existe qualquer tipo de relação científica entre tomar banho e a digestão, que é um processo completamente autónomo do nosso organismo."
3 - Ver televisão muito perto prejudica os olhos
Em tempos, os televisores emitiam radiação que podia provocar danos nos olhos. Só que, atualmente, já não é assim e quem o diz é a Academia Americana de Oftalmologia. Estar muito perto do ecrã não prejudica os olhos, mas pode sim provocar fadiga ocular e é por isso que se desaconselha estar muito próximo da televisão.
4 - O açúcar causa hiperatividade
É verdade que o açúcar não é o alimento mais saudável, mas não existem estudos que comprovem que ele altere o comportamento das crianças. No entanto, nunca é demais dizer que o açúcar deve ser consumido em doses moderadas seja em criança como em adulto.
5 - Cães só veem a preto e branco
Muitos pensam que os cães só conseguem ver os donos, a sua comida e aquilo que os rodeia a preto e branco. Isso também não passa de um mito! A verdade é que os cães veem a cores, mas estas são limitadas. Por exemplo, estes companheiros de quatro patas não conseguem distinguir as cores verde, laranja e vermelho, tal como o site "Wisdom Panel" indica.
Afinal, nem sempre aquilo que dizes aos teus filhos ou aquilo que os teus pais te disseram corresponde à realidade...