Hoje, apetece-te para almoço um grande hambúrguer, acompanhado de batatas fritas e um refrigerante? Há dias que pedem uma motivação extra e a fast food pode ser um grande aliado.
Enquanto o podes fazer, numa esquina perto de ti - sobretudo se viveres numa cidade -, no outro lado do mundo, há pessoas que estão a fazer fila à porta do McDonald’s e a comprar mais do que um hambúrguer para os vender na internet por centenas de euros.
Esta podia ser a premissa de um filme apocalíptico, mas é a realidade vivida na Rússia. Enquanto na Ucrânia, as pessoas lutam para encontrar comida, salvar a sua família e casas, no outro lado da fronteira, na Rússia, sentem-se outras consequências desta guerra. Inúmeras lojas e restaurantes estrangeiros fecharam, como forma de sanção e de protesto, e o McDonald’s não foi exceção. Desde o anúncio do encerramento temporário das 850 lojas de McDonald’s pelo país, que as filas à porta têm vindo a aumentar de dia para dia.
As imagens de pessoas à porta do Mcdonald's, na Rússia, à espera para comerem o seu último hambúrguer têm circulado pelas redes sociais. Outros aproveitaram para encher o seu frigorífico de hambúrgueres - nunca se sabe quando é que voltam a comer fast food - e, os mais oportunistas, estão a vendê-los na internet a preços astronómicos.
Segundo o New York Post, a Avito, uma plataforma russa de classificados e leilões, foi inundada por hambúrgueres, molhos e sobremesas do McDonald's, que estão à venda por centenas de euros. Por exemplo, um menu Big Mac estava à venda por 300 euros, molho de queijo a 40 euros e uma caixa de nuggets a 190 euros.
Esta não deixa de ser um situação surreal deste conflito e há quem encontre simbolismo neste frenesim das pessoas e no fecho do McDonald's. A chegada desta cadeia de fast food à Rússia aconteceu com a queda da União Soviética. O primeiro restaurante abriu em Moscovo a 31 de janeiro de 1990. À semelhança dos dias de hoje, também na altura se formaram longas filas de pessoas ansiosas para provarem um hambúrguer McDonald's e estima-se que, no primeiro dia, o restaurante foi visitado por cerca de 30 mil pessoas.
(Imagens: Reddit)