Estamos habituados a ter pasta dentífrica em bisnagas e a pimenta ou o sal em saquinhos e quando, nestas formas, nos aparece outro tipo de conteúdo com outro tipo de objetivo, baralhamo-nos um pouco. É certo que já há compotas, com os mais variados sabores, em bisnagas, e há também gelados com sabores salgados que são o resultado de pratos inteiros confecionados.


Agora, comer uma lasanha direta de um tubo de pasta dentífrica ou uma pizza feita de pó que adquirimos em pequenos sacos é uma recriação, muito inventiva, criativa e bastante trabalhosa do jovem chef italiano chamado Valerio Braschi.

Para além da lasanha e da pizza, também há caldo de bruschetta bebido de um tubo de ensaio, entre tantas outras experiências incríveis, neste restaurante de Roma.


São mini doses de pratos típicos italianos e de muitas composições gourmet. Também há chupa-chupa de lasanha, perfume comestível e carne bebível. Sim, soa tudo um pouco estranho, mas o chef do Restaurante 1978, em Roma, garante que os sabores estão lá todos e que a experiência é incrível.

Numa entrevista à CNN Travel, Valerio Braschi diz “Quero que os clientes fiquem boquiabertos ao ver os meus pratos e depois digam à primeira dentada «Oh, sim!» que reconhecem sabores como os da lasanha, porque as suas avós faziam, todos os fins de semana.”


Ora vê, por esta ordem:


Lasanha em bisnaga

Pizza em pó

Perfume comestível

Caldo de bruschetta num tubo de ensaio

Lasanha em bisnaga

Chupa-chupa de lasanha

Concentrado carne bebível




Tudo isto está disponível no restaurante 1978, em Roma. Se viajares até à capital italiana, pode ser um desafio provares estes “pratos” em bisnagas, tubos de ensaio, chupa-chupa, frascos de perfume, entre outras formas super criativas de confecionar e de apresentar os melhores pratos italianos, quer os tradicionais, quer versões mais gourmet.


Fica o desafio!



(Imagens: Instagram Ristorante 1978)