É caso para dizer que não há uma sem duas!


Após o McDonald's ter anunciado que iria fechar portas, na Rússia, houve uma corrida desenfreada aos restaurantes para comprar centenas de hambúrgueres. Poucos dias depois, a Rússia anunciou que iria abrir uma cópia da cadeia de fast food e, neste caso, teve apenas de virar o famoso "M" do McDonalds ao contrário e de lhe colocar o nome "Tio Vânia".


No que toca à IKEA, a situação é semelhante. A empresa sueca anunciou que iria fechar no país liderado por Vladimir Putin, e, perante tal decisão, os russos mostraram-se muito aborrecidos.


Ora, desta vez, um empresário de São Petersburgo decidiu não deixar que os russos ficassem privados de visitar a IKEA e, por isso, prepara-se agora para lançar uma empresa muito, muito semelhante. O logótipo e as cores são iguais e até o novo nome é semelhante ao original. Trocou-se o "k" por um "d" e surgiu assim a "IDEA".



O empresário de São Petersburgo não ficou satisfeito com o fecho da IKEA e viu que o seu negócio - design de interiores - ficou afetado por essa decisão. Isto porque teve de trocar os móveis mais económicos da marca que utilizava nos seus projetos pelos de marca nacional, que se revelaram mais caros e que contribuíram para os prejuízos sofridos.


O descontentamento foi tanto que Konstatatin Kukkoev chegou mesmo a processar a IKEA por ter fechado portas na Rússia.


Neste momento, o empresário mostra-se confiante quanto ao futuro do seu novo negócio e aguarda pela confirmação e análise do pedido de patente.