Depois de dois anos com máscaras, eis que chega a notícia de que as máscaras vão deixar de ser obrigatórias em espaços fechados.

Há exceções, mas já lá vamos.

No Conselho de Ministros desta quinta-feira, Marta Temido e Mariana Vieira da Silva fizeram o anúncio do fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em espaços fechados, onde se incluem as salas de aulas.

A máscara vai manter-se com uso obrigatório em locais caraterizados pela elevada intensidade de utilização e difícil arejamento como é o caso dos transportes públicos e vai também manter-se nos hospitais e lares.


A Ministra da Saúde já tinha avançado que, durante o mês de abril, podia ser aliviada a medida da máscara obrigatória e, agora, perante os pareceres de especialistas, que têm em conta vários fatores como a transmissibilidade e a elevada percentagem de vacinados, entre outros, em Portugal, foi tomada a decisão de largarmos a máscara, dentro de dias.


O estado de alerta, em Portugal, mantém-se até dia 5 de maio, mas a medida que visa largar a máscara vai acontecer antes. Isto porque a resolução do Conselho de Ministros desta quinta-feira foi já promulgada pelo presidente da República e também publicada no Diário da República. Entra, assim em vigor esta sexta-feira, com exceção de lares, hospitais e transportes públicos.