56 dias após o início da guerra na Ucrânia - com um fim ainda imprevisível - Zelensky é o rosto do impacto da guerra.

O antes e depois do Presidente da Ucrânia é gritante. O semblante pesado, as olheiras carregadas, o olhar triste e a testa franzida são o espelho do impacto da guerra num país, agora, devastado e destruído.

Numa fotografia tirada este mês, quando Zelensky visitou a cidade de Bucha, eram visíveis todos estes sinais.



Antes da guerra, o homem que conquistou o respeito e o carinho dos ucranianos não gozava da fama que tem hoje mundialmente. Foram muitos os que o colocaram em causa, enquanto presidente, dado o seu percurso profissional estar pouco ligado à política. Zelensky era ator e comediante e foi assim que conquistou o carinho do seu povo. Em 2019, foi eleito com 73% dos votos Presidente da Ucrânia.


Longe de imaginar que ia liderar um país em guerra, Zelensky é hoje o sinal da resistência do povo ucraniano. Recusa-se a sair do país e a sua forte postura tem recebido elogios de todo o mundo. Zelensky não desiste de lutar pela independência do seu país perante os russos e trocou o fato e gravata pelo uniforme militar.


Zelensky desdobra-se em discursos e pedidos de ajuda a outros países para continuar a reprimir os ataques russos. Esta quinta-feira, vai discursar na Assembleia da República.