A trama da novela "Para Sempre", emitida todas as noites na TVI, passa-se no Soajo, em Arcos de Valdevez, e, na ficção, os habitantes da região demonstraram alguma antipatia e rivalidade com os habitantes de Castro Laboreiro.


Numa das cenas, algumas das personagens da novela estão a dar conta a um guarda da GNR de que foi roubada uma viatura e a culpa é, segundo uma das personagens, "[daqueles] bandalhos de Castro Laboreiro, foi perseguição deles. Esses manhosos querem-nos roubar as festas como roubaram os animais”.


O guarda da GNR perguntou, de seguida, se "ocorreu furto de gado", ao que uma outra personagem diz que "são cãezinhos originais do Soajo, mas agora arranjaram uma raça igual e dizem que são deles. Em vez de se chamarem sabujos de Soajo, chamam Castro Laboreiro, e vendem para o estrangeiro”.


Perante estas afirmações que ocorreram em contexto ficcional, muitos habitantes de Castro Laboreiro sentiram-se insultados e demonstraram a sua revolta nas redes sociais. Um deles sublinhou que os habitantes daquela região nunca roubaram ou se apropriaram da raça de cães Castro Laboreiro e que se trata de "uma ideia e mentira criada por uma pessoa".


Os comentários a essa publicação demonstraram também muito desagrado e destacaram que "é de lamentar que uma novela tenha a coragem de dizer isto, o povo de Castro Laboreiro é honesto e acolhedor", "Que tristeza" e "Que estupidez, realmente. Quem não conhecer Castro Laboreiro até pode acreditar no que ouve...".



Para que não restem dúvidas, de acordo com o Clube Português de Canicultura e com o jornal "O Minho", o cão de Castro Laboreiro é "uma das raças mais antigas da Península Ibérica, [e] deve o seu nome à vila de onde é originário, a vila de Castro Laboreiro, concelho de Melgaço no extremo Norte de Portugal."


Apesar de as frases ditas pelos habitantes do Soajo na novela "Para Sempre" terem sido ditas em contexto ficcional, os habitantes de Castro Laboreiro defenderam rapidamente a sua terra e as suas gentes.




(Imagens: Instagram)