Este domingo, na estação de Khreschatyk, em Kiev, Ucrânia, ecoaram as músicas Sunday Bloody Sunday, Desire ou With or Without You. Os U2 surpreenderam tudo e todos e voaram até Kiev para darem um concerto inesperado nesta estação de metro, que é, neste momento, considerada um dos lugares mais seguros de Kiev.


O convite foi feito pelo presidente ucraniano, Zelensky, e Bono aceitou de imediato, tal como partilha no Twitter da banda. Ao lado de Bono e The Edge esteve Taras Topolia, líder da banda ucraniana Antytila, que com a invasão russa se alistou no exército para defender o seu país, a cantar “Stand By Me”.



Para além de cantar, Bono fez questão de elogiar a força do povo ucraniano: “As pessoas na Ucrânia não estão apenas a lutar pela sua liberdade, estão a lutar por todos nós que amamos a liberdade. Rezamos para que vocês tenham alguma paz em breve”, escreve a agência AFP, citada pelo “Público”.



Desde o início da guerra que os U2 têm movido algumas ações para ajudar a Ucrânia. Primeiro, fizeram a música “Walk on Ukraine”, onde homenageiam a coragem do povo ucraniano, e também se envolveram numa campanha de recolha de fundos, Stand Up for Ukraine, promovida pela ONG Global Citizen.