Quem tem gatos sabe bem que são animais com muita personalidade e também extremamente autónomos!

São queridos, curiosos e elegantes, mas também sabidos, independentes e cheios de caráter ao ponto de terem uma boa noção do que adoram e do que detestam. Também demarcam o seu território, dentro de casa, e apreciam muito ter esconderijos.

Agora, ser dono ou dona de gatos é também saber que a curiosidade de um felino pode ser um grande desafio. Portanto há coisas que não podes negligenciar sob pena de o gato sofrer reveses ou até fatalidades.

Dito isto, não podes facilitar em nada com gatos em casa. Não podes mesmo! Há comidas, produtos, portas e portinhas, roupas, lãs e fitas, cordéis, plantas e flores, janelas, varandas, caixas, gavetas e prateleiras que deves proteger, esconder, afastar ou pôr fora do alcance dos teus gatos.

Estes são os cuidados a ter, quando há gatos em casa, segundo uma responsável do Hospital do Gato, em declarações à PiT.


Plantas

Se tens plantas e flores em casa, é bom deixá-las longe dos gatos. É certo que os gatos chegam a todo o lado, até às prateleiras e estantes que estão altas, perto do teto. Portanto, o que é seguro é esconder as plantas e as flores ou não ter de todo. Isto porquê? Porque, para além de o gato as poder estragar, há plantas tóxicas, diz a mesma fonte do Hospital dos Gatos à PiT.

São elas a costela de Adão, a espada de São Jorge e os lírios. Convém pesquisar ou saber junto de um veterinário ou de um especialista se há mais plantas que podem fazer mal aos gatos. Se houver suspeita de alguma ingestão, contacta o veterinário.



Detergentes

O ideal é ter as embalagens fechadas dentro de um armário cuja porta não se abre com facilidade e com as tampas bem enroscadas. Há que ter especial atenção às pastilhas para a máquina de lavar roupa ou louça. São coloridas e, portanto, um foco de grande interesse para os gatos curiosos e brincalhões. Chama o veterinário caso haja ingestão de detergentes.


Medicamentos

Tal como no caso dos detergentes, devem estar bem escondidos e com portas bem fechadas ou mesmo com uma fechadura trancada à chave. Se, por acaso, desconfiares de que o teu gato ingeriu algum medicamento, entra imediatamente em contacto com o teu veterinário.


Comida e bebida

Pois, mais uma vez, alimentos e líquidos podem ser prejudiciais e tóxicos para os felinos. Diz a mesma fonte que a cebola e o alho fazem parte da lista de alimentos que podem fazer mal aos gatos. Deves ter o contacto do veterinário à mão, caso desconfies da ingestão de algum alimento perigoso para os gatos.




Fitas, fios, cordéis, lãs, plásticos

Os gatos são curiosos, como sabemos, e adoram brincar. Alguns têm especial tendência para se entreterem com fios, cordéis, fitas e pequenas estruturas de plástico mole, incluindo fitas de presentes. E aqui o perigo é engolirem essas fitas ou fios. Se isso acontecer, não deves puxar o fio mesmo que seja esse o teu instinto. Chama imediatamente o veterinário. Quanto aos plásticos, como as asas de sacos ou mesmo as pegas dos sacos do lixo, ou ainda pegas de sacos de papel, pode haver o perigo de se enrolarem, na brincadeira, à volta do pescoço do felino. Linhas de coser, agulhas e alfinetes são outro perigo. Mais uma vez, esconde todas estes objetos do alcance do gato.


Janelas, varandas, portas

Lá está, a curiosidade dos gatos e a tendência para a autonomia fazem com que os bichanos simplesmente vão atrás do seu instinto libertário ou atrás de um pássaro que esvoaça por perto. É certo que são donos de 7 vidas, ainda assim, podem cair e magoar-se ou acabar mesmo por sair de casa. E, nestes casos, podem regressar ao seu lar ou não. Então, o melhor é manteres as portas, janelas, acesso a varandas, a terraços e a quintais controlados.



Máquinas e equipamentos

Este é um dos grandes perigos dentro de uma casa. As máquinas de lavar, roupa ou louça, e as de secar são ótimos sítios para eles se esconderem e eles adoram esconderijos.

Portanto:

1º deixar sempre, mas sempre, estas portas fechadas, quando as máquinas não estão a trabalhar;

2º antes de pores uma máquina destas a trabalhar, certifica-te de que não está nenhum dos teus bichanos escondido lá dentro;

3º chama-o na mesma… só para te certificares de que ele está num outro esconderijo que não a máquina que estás prestes a pôr a trabalhar.



Dito isto, dada a enorme curiosidade dos gatos, aliada a uma enorme autonomia e à marcação de território e gosto por esconderijos, todo o cuidado é pouco se és dona ou dono de gatos.

Deves ter algumas rotinas de cuidados para não pores o teu animal em perigo. E já sabes, em caso de suspeita chama o teu veterinário.