Se dúvidas houvesse do esforço, do trabalho, da persistência e da capacidade de vencer dos atletas portugueses, as provas que desempenharam nos Europeus multidesportos dissipiram-nas.


De 18 a 21 de agosto, a cidade de Munique, na Alemanha, recebeu os Europeus multidesportos e Portugal destacou-se! Com cerca de uma centena de atletas, muitos deles trouxeram medalhas para o nosso país.


Os nossos atletas conseguiram conquistar oito medalhas, sendo que a modalidade de canoagem foi aquela que se destacou como a mais bem-sucedida. No entanto, os portugueses deram cartas também no atletismo!


Canoagem:

Fernando Pimenta juntou mais três medalhas à sua coleção, depois de ter conquistado o ouro em K1 5000 metros, prata no K1 1000 e bronze no K1 500. O atleta português é agora o campeão europeu em K1 5000 metros!



Também Kevin Santos, após uma revisão dos resultados, chegou ao pódio e conquistou o ouro em K1 200, sendo também campeão europeu dessa categoria.


Norberto Mourão também se destacou e conseguiu chegar à medalha de bronze, na classe adaptada VL2.



Atletismo:


Pedro Pablo Pichardo chegou, viu e venceu! O atleta luso-cubano conquistou a medalha de ouro e é também campeão europeu no triplo salto, além do primeiro lugar que alcançou nos Jogos Olímpicos e no Campeonato Mundial, este ano.



Também o ciclista Iúri Leitão chegou ao ouro e é, neste momento, campeão europeu de scratch de ciclismo de pista.


Auriol Dongmo alcançou igualmente o pódio, após ter conquistado a medalha de prata no lançamento de peso.



Durante este fim de semana, outros atletas portugueses se destacaram. É o caso de Gabriel Lopes e de Diogo Ribeiro, que conquistaram a medalha de bronze nos 200 e 50 metros, respetivamente, nos Campeonatos da Europa de Natação, que decorrem em Roma, na Itália. E ainda Angélica André fez história e conquistou a primeira medalha - de bronze - portuguesa em competições internacionais de águas abertas, também em Roma.


Todos são um enorme orgulho para todos os portugueses - até mesmo os atletas que não chegaram ao pódio! Todos se esforçaram e elevaram o nome e a bandeira de Portugal! 🇵🇹