Há estações de comboio que são verdadeiras obras de arte. Mais do que um ponto de encontro ou ponto de paragem, as estações de comboio podem contar histórias e impactar pela sua beleza.


Em Portugal, existem duas que fazem a diferença por isso mesmo, por serem muito mais do que uma estação de comboios. A sua arquitetura e estética acabam por criar um ambiente diferente e impactante.

Por isso, a revista internacional "Architectural Digest" elegeu as 37 gares ferroviárias mais bonitas do mundo e reservou dois lugares na lista para a estação de São Bento, no Porto, e a Gare do Oriente, em Lisboa.

São poucos os que ficam indiferentes ao Porto. Os que chegam de comboio são logo impactados com a beleza da estação de São Bento que já é por si só uma atração turística. E, agora, há ainda mais razões para a visitar.

"O destaque central da estação foi criado pelo pintor e filho nativo Jorge Colaço, que cobriu as paredes do átrio com cenas da história de Portugal. Ainda que Colaço trabalhasse frequentemente sobre tela, a técnica utilizada na estação recorreu a 20 mil azulejos de cerâmica. O artista precisou de 11 anos para completar os murais", escreve a Architectural Digest sobre a estação de São Bento.



Já sobre a Gare do Oriente, a revista destaca o contraste de estilos. "Embora moderna à primeira vista, a estação remete subtilmente para o estilo gótico que reinou na Europa entre o final do século XII e o século XVI”, lê-se.



Estas duas estações portuguesas surgem na mesma lista que outras estações muito conhecidas, como a estação Grand Central, em Nova Iorque, e a Amsterdam Centraal, na Holanda.