A nossa casa é o sítio onde devemos sentir-nos mais confortáveis e em paz com os objetos que nos rodeiam. Por vezes, há coisas que estão em armários, roupeiros e gavetas que estão simplesmente a ocupar espaço e que chegam mesmo a ser prejudiciais para a nossa saúde. Isto porque muitos podem ser objetos onde, com o tempo, proliferam germes, bactérias e micróbios.


Por vezes, é importante fazer um "destralhe" e não é só de roupa, mas sim de objetos que tens em casa e que deves deitar fora, de acordo com este artigo. Provavelmente, vais aperceber-te de que os usas todos os dias, mas está na hora de os substituíres!


1. Protetor solar fora da validade


Os protetores solares têm, por norma, 12 meses de validade, mas existem alguns que podem durar 24 meses. Por esquecimento, muitos deixam expirar o prazo e o protetor solar acaba por não cumprir a sua função na totalidade, que é proteger a pele dos raios solares.


É assim importante ter atenção ao prazo de validade do protetor solar e, caso ele expire, é um dos objetos que tem de sair de tua casa.



2. Esponja da cozinha velha


Sim, as conhecidas e muito usadas esponjas da cozinha são também portadoras de germes.


Parece dictómico, uma vez que as utilizas para limpar talheres, copos, pratos e embalagens diversas, mas a verdade é que as esponjas ficam húmidas e guardam alguma sujidade. Isto acaba por ser o ambiente perfeito para albergar bactérias e, por isso, convém trocares de esponja com frequência.


3. Escova de dentes desgastadas


Após a lavagem dos dentes, as escovas costumam ficar húmidas e, provavelmente, nunca chegam a secar totalmente. E com o uso diário elas começam a ficar desgastadas!


Por isso, é aconselhável que as susbstituas de três em três meses. Só assim vais garantir uma limpeza eficiente dos teus dentes e um combate às cáries e à placa bacteriana.



4. Maquilhagem fora do prazo


Sim, a maquilhagem também tem um prazo e é importante cumpri-lo. Em todas as embalagens, existe um símbolo que mostra a validade que tanto pode ser de seis ou de 12 meses.


Se não sabes ao certo há quanto tempo tens uma máscara de pestanas aberta, bases ou um outro produto é preferível deitar fora porque pode ser também um sítio onde as bactérias se proliferam. Se arriscares e utilizares maquilhagem fora do prazo, podes correr o risco de contrair infeções, alergias, inflamações ou irritações graves.


5. Caixas de plástico danificadas


Dá uma olhadela rápida às tuas caixas de plástico e verifica se têm a sigla "PC" (policarbonato) impressa. Se for esse o caso, é aconselhável que dês outro rumo a essas caixas porque podem conter Bisfenol A, uma substância que emite gases tóxicos quando é sujeita a temperaturas elevadas.


6. Ténis muito usados


Ténis ou sapatilhas... Podem ser ditos de uma ou outra forma, mas aquilo que não varia muito é o prazo de validade. Sim, os ténis também têm uma validade.


Segundo alguns especialistas, os ténis devem ser trocados a cada 500km ou 600km, uma vez que perdem a sua capacidade de absorção de impacto. Isto não quer dizer que tens de contar os quilómetros que fazes com os ténis calçados, mas é importante perceberes se te sentes confortável ou não.


A certa altura, os ténis gastos podem vir a causar danos nos calcalhares, joelhos e coluna vertebral.