Depois de Freddie Mercury, Elton John, Beatles e Elvis o cinema traz-nos agora David Bowie mas num filme um pouco diferente - um documentário narrado pelo próprio Bowie - uma experiência inesquecível para ver, apenas em Cinemas IMAX, durante a semana de 15 a 21 de setembro.
Fica atento à RFM e assiste à antestreia dia 14 em Lisboa ou no Porto.
"Moonage Daydream" relata a vida e a genialidade de David Bowie, um dos artistas mais prolíficos e influentes do nosso tempo.
Através de imagens inéditas, performances e música sublimes e caleidoscópicas, a longa-metragem de Brett Morgen (realizador de "The Kid Stays in the Picture", "Kurt Cobain: Montage of Heck", "Jane") explora a faceta criativa, musical e espiritual de David Bowie.
O filme é conduzido pela narração do próprio David Bowie e é o primeiro filme oficialmente autorizado sobre o artista.
Com "Moonage Daydream", o realizador, Brett Morgen (The Kid Stays in the Picture, Kurt Cobain: Montage of Heck, Jane) apresenta uma imersão na arte e sons de David Bowie que desafia o género.
Considerado um dos maiores artistas do nosso tempo, David Bowie inspira o panorama cultural há mais de 50 anos. "Moonage Daydream" é o primeiro filme que verdadeiramente encarna o legado de David Bowie, tendo sido concedido a Morgen um acesso sem precedentes à sua coleção.
Contado através de um sublime, caleidoscópico imaginário, imagens de arquivo pessoal, atuações inéditas, ancorado na própria música e palavras de David Bowie, "Moonage Daydream" convida o público a mergulhar no mundo único que é "Bowie".
Em 2017, Morgen recebeu mais de 5 milhões de materiais, incluindo desenhos, gravações, filmes e diários nunca antes vistos. Durante quatro anos, Morgen planeou o filme e em 18 meses criou a banda sonora, as animações e a paleta de cores.
Para o filme, a equipa de som – que integra o colaborador de longa data, amigo e produtor musical de Bowie, Tony Visconti, e Paul Massey (Bohemian Rhapsody), editor de som, vencedor de um Prémio da Academia® - re-misturou e adaptou os temas originais de Bowie para um ambiente musical que será apresentado em 12.0, 5.0, Atmos e 7.1/5.1.
Através da sua carreira, ao longo de gerações, Bowie ensinou-nos que as nossas diferenças são a nossa força. Com"Moonage Daydream", Bowie dá-nos um mapa para sobreviver no século XXI, convidando, como nunca antes, as audiências a celebrar o seu legado e a sua influência duradoura.
O álbum que "Moonage Daydream" apresenta músicas da carreira de Bowie, material inédito e misturas produzidas em exclusivo para o filme e para este lançamento, juntamente com diálogos do próprio Bowie.
De destacar um medley inédito de 'The Jean Genie / Love Me Do / The Jean Genie' gravado ao vivo no concerto final de Ziggy Stardust no Hammersmith Odeon em 1973, com Jeff Beck na guitarra, uma primeira versão de Hunky Dory 'Quicksand' e uma versão inédita e ao vivo de 'Rock 'n' Roll With Me' gravado em 1974 na lendária 'Soul Tour'.