Já te questionaste, alguma vez, se existe diferença entre o botão grande e pequeno do autoclismo? Esta pode não ser a primeira questão com que te preocupas quando vais à casa de banho, mas já deves ter escolhido entre um deles.


Se, até agora, ainda não te tinha passado pela cabeça a pergunta sobre em qual dos dois botões clicar fica a saber que, sim, existe uma diferença, de acordo com o site LAD Bible.


Uma empresa britânica responsável pelo abastecimento público de água e tratamento de águas residuais, a Thames Water, quis testar o conhecimento das pessoas sobre se há ou não diferença entre os dois botões.


Os resultados mostraram que mais de metade dos participantes neste questionário não sabia que o botão pequeno servia para uma descarga menor e, consequentemente, para uma maior poupança de água e vice-versa.



Escreve o site Thomas Dudley, uma empresa que combina uma "série de negócios que se concentram em projetar, desenvolver, fabricar e vender produtos específicos para atender às necessidades dos clientes", entre os quais, a canalização, que o botão mais pequeno é para uma descarga mais curta e que o maior é para uma descarga mais longa ou completa.


Na verdade, o principal objetivo de um botão de descarga dupla, como já é comum em vários autoclismos, é economizar água.


O gestor de eficiência hídrica do Thames Water, Andrew Tucker, explicou, citado pelo site LAD Bible, que "uma descarga no botão maior utiliza tipicamente seis litros de água enquanto um pequeno usa apenas metade, pelo que é importante que todos saibamos qual é aquele que ajuda a manter a quantidade de água que estamos a utilizar a um nível mínimo".


Para o gestor de eficiência hídrica do Thames Water, "a água não é o recurso infinito como muitas pessoas pensam".


E, sobretudo, nos tempos que vivemos, em que os preços aumentam e a inflação escala, é importante saber e gerir a água da melhor forma.