Abres o frigorífico, pegas num iogurte e olhas para o prazo de validade. Vês que já está fora do prazo e pensas: "Será que posso comer?"


É com alguma certeza que arriscamos dizer que esta questão já te passou pela cabeça... Na verdade, esta é uma dúvida recorrente sobre se podemos ou não comer determinado produto, depois da data que apresenta.


A resposta está nas expressões "consumir de preferência antes de..." ou "consumir até..." que têm diferentes significados, de acordo com a Deco Proteste.


"Consumir de preferência antes de" encontra-se em alimentos como o arroz, feijão, cereais, massa, café, entre outros. Significa que a melhor qualidade dos produtos para se consumir é aquela que está escrita.


No entanto, se esta for ultrapassada e se as condições de conservação dos produtos forem respeitadas, não há nenhuma perda significativa e, por isso, é possível consumi-los. Só é preciso ter atenção à textura, à cor, ao sabor e ao cheiro.


Quando no rótulo está escrito "consumir até", em vez de "consumir de preferência antes de", é preciso ter uma maior atenção. A designação "consumir até" significa que devemos cumprir a data que está escrita.


Normalmente, está em alimentos como salsichas, carne picada e queijo fresco. Não é seguro consumir após a data apresentada no rótulo.

Além destas designações, também existem produtos sem validade obrigatória!


Aplica-se, por exemplo, àqueles que têm estados de conservação muito longos, como o sal, açúcar, vinho, vinagre. A fruta e os legumes frescos não descascados ou cortados também não têm prazo de validade obrigatório.



Agora que as dúvidas estão dissipadas, acerca das diferentes designações, é importante lembrar que é necessário uma grande atenção às datas de validade para não deitar alimentos fora desnecessariamente.


Um estudo da Comissão Europeia, realizado em 2018, citado pelo Público, mostrou que 10% dos oitenta e oito milhões de toneladas de comida desperdiçada estão relacionados com a confusão em ler prazos de validade.


Quer isto dizer que muitas pessoas acabam por confundir as datas e desperdiçam comida que está em bom estado.


E de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO, em inglês), citada pela Deco Proteste, "compreender o significado dos prazos de validade e, consequentemente, fazer um uso correto dos mesmos é uma forma de combater o desperdício alimentar".


Existem várias formas de combater o desperdício alimentar e esta é uma delas. Faz a tua parte e lê, com atenção, os rótulos!