A chuva vai continuar, nos próximos dias. Até dia 16 de dezembro, vai haver muita chuva. Estas são as previsões do IPMA, Instituto Português do Mar e da Atmosfera.


Na noite de 7 de dezembro e na madrugada de 8 de dezembro, a chuva foi torrencial e afetou sobretudo a zona da grande Lisboa. Viveram-se momentos de caos e de aflição, em várias freguesias do distrito de Lisboa.


Depois de alguns dias com precipitação menos forte – com exceção para a noite de sábado e madrugada de domingo passados, de novo com chuva intensa – a chuva forte está de volta e, desta vez, pode, em alguns locais, ser acompanhada de vento. Os distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Braga, Évora, Setúbal e Beja estão sinalizados.


Existe previsão de chuva intensa, com eventual risco de cheias, em algumas zonas do país, avança a NIT, citando o IPMA, que também acrescenta que as temperaturas, por outro lado, vão subir. O vento é moderado com uma velocidade máxima de 40 km/h. Na costa ocidental, as ondas podem rondar os 3 metros de altura bem como na costa sul.


De acordo com a CNN, o comandante Nacional da Proteção Civil, André Fernandes, afirma: "Mantemos até dia 15 a precipitação forte e persistente, condições favoráveis à ocorrência de trovoadas e aqui, especialmente no final do dia de hoje e madrugada do dia de amanhã, a possibilidade de ocorrência de fenómenos com alguma intensidade de vento, fenómenos extremos de vento, numa faixa entre os distritos de Leiria, Setúbal e depois mais para o interior do país, atingindo Lisboa, Santarém, Évora e Portalegre."


Protege-te e tem cuidado, sobretudo na estrada! As galochas e a gabardine também podem ser ótimas aliadas para estas previsões climatéricas.

Fica atento!