Este é o artigo que precisas de ler antes do Natal.
Conhecida por ser a época da união e dos afetos, é também uma altura em que se come mais, ou, pelo menos, comida bem mais calórica. Há sempre espaço para mais um arroz doce, um bacalhau com natas, uma rabanada, um chocolate e por aí adiante.
Um artigo escrito pelo médico Raj Telhan e publicado no The Guardian mostra como esta questão tem vindo a ser abordada ao longo dos anos. Freud tinha as suas dúvidas quanto à facilidade de controlar o apetite. Para Freud, o apetite não podia ser totalmente controlado, mas sim bem gerido, e a harmonia perfeita é algo que não existe.
"Muitas vezes, a liberdade é concebida como a capacidade de dizer sim às coisas. Mas há também um outro lado dessa liberdade: o poder de dizer não. Neste caso, recusar comida. Porque é que eu não conseguia dizer não? E porque é que perceber isso era tão doloroso?", escreve Raj Telhan.
Um outro artigo publicado no site ABC News, que cita um estudo feito pela Universidade de Wisconsin-Madison, explica que comer muito consistentemente, durante um período de tempo, pode dificultar a capacidade do nosso cérebro em controlar o apetite. "Não precisa de ser muito tempo. Dois ou três meses de supernutrição, uma dieta rica em gordura e açúcar pode despertar o caminho", explica Dongsheng Cai, um professor assistente de fisiologia da Universidade de UW-Madison.
A boa notícia é que existem formas naturais de controlar o apetite de forma saudável. O site Medical News Today partilha alguns:
1 - Come mais proteínas e gorduras saudáveis
2 - Bebe água antes de cada refeição
Sopa antes das refeições é um dos truques para te sentires também mais facilmente saciado.
3 - Come mais alimentos ricos em fibras
Alimentos ricos em fibras saudáveis incluem grão, feijão e leguminosas, maçãs e abacates, amêndoas, sementes de chia e vegetais.
4 - Exercício antes das refeições
5 - Come alimentos volumosos e de baixas calorias
Nada como saber destes truques antes do Natal!