O inverno chegou, esta quarta-feira, mas o tempo que, por vezes, é muito característico desta estação do ano tem-se feito sentir há já algumas semanas.


A chuva intensa, forte e persistente tem marcado as últimas semanas e tem afetado, em alguns concelhos do país, estradas, ruas, casas e até centros comerciais.


À semelhança das semanas anteriores, esta começou com um anúncio de alerta laranja devido ao agravamento do tempo. Esperava-se, mais uma vez, chuva forte e intensa que poderia provocar cheias e inundações. Felizmente, a Proteção Civil não registou ocorrências graves.


As próximas horas vão ser marcadas por uma melhoria do estado de tempo, em que os céus vão estar nublados e as temperaturas amenas.


No entanto, tal como a expressão diz, "é sol de pouca dura"!


O Natal aproxima-se a passos largos e é no fim de semana de 24 e 25 de dezembro que o tempo volta a piorar.


O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê "períodos de chuva que poderão ser, por vezes, fortes e persistentes". O site Meteored | Tempo.pt indica ainda que pode chegar "uma massa de ar temperado", o que se pode traduzir "num domingo de Natal (25) com chuva abundante e ventoso, com o tempo a agravar-se em relação à véspera (24)".



Nos próximos dias, muitos portugueses vão rumar a casas de familiares para passarem a véspera e o dia de Natal. Serão, para alguns, muitos quilómetros feitos nas estradas e, com o agravamento do tempo, pode haver perigos acrescidos.


Por isso, o presidente do IPMA, Miguel Miranda, citado pela SIC Notícias, aconselha "as famílias que planeiam viajar" a "planear as viagens com antecedência de forma a aproveitar os períodos em que a meteorologia está menos gravosa para reduzir os riscos para todos."


Apesar de ainda não serem conhecidas as previsões exatas, o IPMA prevê que todo o país deve ser afetado pela chuva.