Nesta altura do ano, é muito comum ver-se diversos pais natais espalhados pelos centros comerciais do país. Muitos deles aceitam vestir-se de vermelho para receberem as crianças que querem falar e fazer pedidos ao "senhor barbudo".


Na sua grande maioria, todos eles estão vestidos de encarnado, com um barrete da mesma cor e orla branca, calçam umas botas altas pretas e exibem um largo cinto que suporta uma barriga "rechonchuda".


Neste caso, se o pai natal em questão não tem uma barriga própria, uma almofada (ou duas!) resolve a situação.


É, por isso, comum que todos os pais natais pareçam semelhantes, mas há quem não concorde com isso mesmo.


Um nutricionista e investigador australiano, Dr. Vincent Candrawinata, afirmou, em declarações ao site News.Com.Au, que os "centros comerciais não deviam forçar o pai natal a ser gordo". E, por isso, pede, de acordo com o mesmo site, que "paremos de engordá-lo colocando almofadas ou outros enchimentos propositadamente no famoso fato vermelho".


Embora "magro não signifique ser saudável", o mesmo médico pede que exista uma representação mais saudável do pai natal, uma vez que temos de "parar de ensinar as crianças a associar a alegria do Natal ao excesso de comida".



Além dos pais natais mais "rechonchudinhos", o mesmo nutricionista defende ainda que os pais e as mães deveriam abandonar a ideia de colocar bolachas e leite junto às lareiras, na noite em que, como a história popular dita, o pai natal chega.


Para este médico, "talvez os pais possam começar a conversar com as crianças para deixarem maçãs verdes e vermelhas – que são as cores do Natal – para o pai natal por ser uma alternativa mais saudável".


E, para justificar este seu desejo, Vincent Candrawinata dá o exemplo do Canadá, onde, "em 2012, houve uma pressão para proibir a representação do pai natal com um cachimbo e isso funcionou".


Terminou a sua entrevista dizendo que se "o pai natal pode abandonar um hábito pouco saudável, talvez este seja o começo de algo melhor, mostrando às crianças que se pode ser feliz, saudável e alegre sem ter que estar acima do peso".