Os domingos à noite são por norma aquela altura do dia em que já estamos em contagem decrescente para uma nova semana, em que já sentimos aquele frio na barriga porque o que apetecia mesmo era ter mais um dia para descansar em família ou com amigos, e em que já temos que nos deitar cedo para acordarmos frescos na segunda-feira.

Por mais voltas que o mundo dê, há cada vez mais pessoas a sofrerem com as segundas-feiras, e esse sentimento/ansiedade começa logo no domingo à noite. Tanto que até há uma síndrome com esse nome: síndrome do domingo. E a grande causa para esta síndrome é, sem grandes surpresas, o stress. É inevitável fugir, nos dias de hoje, ao stress, mas não é impossível conseguir conviver de forma saudável com ele.


Segundo a psicóloga Jolanta Burke, que escreveu um artigo para a CNN Brasil, há formas de evitar que os domingos à noite sejam um problema na nossa vida.



1 - Não deixar para amanhã o que podes fazer hoje

É um velho ditado, mas não podia ser mais verdadeiro. Deixar tarefas por terminar na segunda-feira de manhã é meio caminho andado para começares a sentir-te nervoso ou ansioso no fim de semana e sobretudo no domingo à noite. Por isso, faz um esforço para concluíres tudo do trabalho antes do fim de semana.



2 - Antecipação positiva

Pensares no trabalho que aí vem na nova semana é, provavelmente, a maior razão para te sentires ansioso ao domingo à noite. Mas ter jantares com amigos, uma ida ao cinema, ou outros eventos que gostes, já é uma motivação que te ajuda a equilibrar essas emoções negativas e fazer com que te sintas mais entusiasmado com a nova semana. Cria uma nova rotina ao domingo à noite que é: planear coisas divertidas para fazeres. Às vezes basta um almoço com uma amiga para mudar logo o teu mood.




3 - Escrever

Nada como escrever aquilo que estamos a sentir para racionalizarmos as nossas emoções. Este exercício simples pode ajudar-te a descobrir o que causa a tua ansiedade ao domingo à noite, o que pode também ajudar-te a resolvê-la.



4 - Desliga

Não há nada que possa afetar-nos quando sentimos que descansámos e aproveitámos ao máximo o fim de semana. Aproveita estes dias para desligar. Não vás ao telemóvel, e aproveita o fim de semana para estar com familiares, amigos ou até mesmo sozinho. Passa mais tempo na natureza e dedica-te a atividades que não tens tempo de fazer durante a semana.