Os tempos estão difíceis... Veem-se os preços a subir, as rendas a escalar e o custo de vida a aumentar, mas o salário permanece igual. Desabafas com a tua família ou até com um outro colega que precisavas mesmo de um aumento, mas não sabes como pedi-lo.
Pode ser intimidante e até difícil sentares-te em frente ao teu chefe e teres a "tal" conversa, mas existem dicas sobre como aumentar a possibilidade de saíres da reunião com uma resposta afirmativa.
A verdade é que, apesar de achares que mereces ganhar mais dinheiro, no final do mês, tens também de convencer o teu chefe disso.
Por isso, aqui ficam cinco dicas para conseguires pedir um aumento salarial.
1. Pensa na melhor altura para a reunião
Nem todos os dias são bons para se ter uma conversa que, à partida, pode ser difícil. Por isso, o melhor é marcares essa reunião para quando, por exemplo, receberes um novo projeto em mãos ou até quando o teu trabalho for elogiado.
No entanto, deves ter em conta a conveniência do teu pedido, pois é importante avaliares se a empresa está ou não a passar dificuldades e se a tua remuneração está muito afastada dos valores que são praticados no mercado.
O ideal é também falares com o teu chefe depois do almoço, uma vez que pode estar mais bem-disposto. De manhã, pode estar menos recetivo e, ao final da tarde, pode estar cansado, tal como aconselhou o site do Montepio.
2. Organiza a conversa
É importante que não tenhas uma reunião com o teu chefe sem a teres preparado. Faz uma auto-avaliação e pensa em como podes expor a situação em que estás e a tua expectativa salarial. Se te sentires desconfortável, podes sempre escrever num papel as tuas competências e motivos para que nada te falhe.
Tal como sugerido pelo site do Montepio, "deves colocar-te no lugar do teu chefe e perguntares a ti próprio: 'Porque razão devo pagar a este colaborador o valor que ele me está a pedir?'"
3. Vai confiante
Confiança e positivismo são as palavras de ordem! Vai com o pensamento de que vai correr bem e de que vais conseguir passar a tua mensagem. Sê assertivo, mas não demasiado direto ou agressivo.
Tem também atenção a certas expressões ou movimentos que podem ser mal-entendidos pelo teu chefe. O ideal é conhecê-lo bem para saberes aquilo que podes e o que não podes dizer, nesta situação.
4. Prepara-te para argumentar
Além dos motivos que vais enumerar para mostrares que mereces ser aumentado, é provável que o teu chefe te peça para referires um intervalo salarial. Neste ponto, é importante que indiques um valor mediano - nem muito baixo nem muito alto -, uma vez que a conversa pode virar-se totalmente para esse número.
De certeza que vais ter de argumentar e até de ceder, mas o importante é não te dares, desde logo, por vencido!
5. Sugere alternativas
Suponhamos que o teu chefe te diz que não é possível dar-te um aumento... Podes sempre propor, por exemplo, que ele venha dali a seis meses, com pagamento de retroativos, ou até pedir seguro de saúde, mais dias de férias, um telemóvel da empresa, entre outros.
E por falar em férias, existe também uma forma de as pedires ao teu chefe e até de as prolongares mais!