Nada como um bom bolo para te encher a alma naqueles dias mesmo complicados, ou de festa, ou entediantes. Todas as alturas e momentos são perfeitos para um bocadinho de açúcar e os bolos são muitas vezes a imagem de um país e de uma cultura. Quando te falam em bolos portugueses, qual é o primeiro que te vem à cabeça? Se for pastel de nata, continua a ler que temos uma surpresa para ti.


O site TasteAtlas lançou o desafio aos seus leitores e perguntou qual era o melhor bolo do mundo? Os palpites permitiram fazer um grande ranking com 100 lugares, mas a novidade surge mesmo nos dois primeiros lugares. De tantos doces, de todo o mundo, os leitores elegeram dois bolos portugueses como dos melhores do mundo, ocupando assim o primeiro e segundo lugar.

São eles pastel de Belém e pastel de nata. O próprio site TasteAtlas apelida o pastel de Belém de "antecessor do famoso pastel de nata".

Quanto ao pastel de nata, o site escreve que "remonta ao século XVIII e começou por ser feito por monges e freiras católicos em Santa Maria de Belém, em Lisboa". "Foram feitos aproveitando as sobras de gemas de ovos que eram usadas na clarificação de vinhos e engomadoria de roupas. Mais tarde, os clérigos fizeram um acordo com uma padaria próxima para começar a vender pastel de nata e, já na altura, o pastel de nata foi um grande sucesso."


Uma coisa é certa: há quem ache que pastel de Belém e pastel de nata são a mesma coisa. Por exemplo, um dos comentários à publicação diz isso exatamente e não faltaram comentários dos portugueses a criticarem e a dizer que, não, pastel de nata e pastel de belém não são mesmo a mesma coisa.



E como não há duas sem três, há mais um bolo na lista: a famosa bola de berlim, que ocupa o 26.º lugar.