Já imaginaste comer uma pizza que não tenha tomate na sua base? Em vez de tomate, um "molho branco" feito de queijo ou courgette?


Para ti, pode parecer estranho e até impensável, mas há restaurantes a adotarem esta nova receita. E tudo por causa de uma crise de escassez de legumes e de frutas que está a afetar o Reino Unido.



Por lá, são muitos os legumes e os frutos, entre os quais, o tomate, que deixaram de estar, em grande quantidade, à disposição de todos. Alguns supermercados já se viram obrigados a limitar as compras, tal como deu conta a SIC Notícias.


Este problema está relacionado com as dificuldades de importação e também "a redução da produção nacional devido aos custos de manutenção das estufas", de acordo com o mesmo site. O governo britânico "culpou" também "o mau tempo no sul da Europa e no norte de África" e ainda os "altos preços da eletricidade, que afetaram o fornecimento de produtos cultivados em estufas na Grã-Bretanha e na Holanda", de acordo com o jornal britânico The Guardian.


Além disso, os preços têm escalado a olhos vistos, sendo que o tomate é um dos principais alimentos nessa lista. Escreveu o Observador que "estimativas feitas pelo setor da restauração apontam para que uma caixa de tomates aumentou 400% num só ano, de 5 libras para 20 (5,68 euros para 22,74, à taxa de câmbio atual)".


Desta forma, está a sentir-se a falta do tomate, entre outras frutas e legumes, e esse facto está a preocupar os restaurantes, sobretudo, os italianos.


O presidente da Federação Italiana de Chefs do Reino Unido, Enzo Oliveri, utilizou as pizzas para ilustrar a situação que se vive no país.


Ao jornal The Guardian, Enzo Oliveri contou que "[estamos a fazer] ‘pizzas brancas’, com molhos claros para a massa ou com menos tomate", uma vez que "os preços estão a aumentar por causa da escassez".


Alguns restaurantes estão, desta forma, a adaptar-se a esta nova realidade, sendo que estão a eliminar o tomate dos menus.


Em substituição, os chefs dos restaurantes italianos estão a utilizar "queijos, como a ricota" ou "vegetais, incluindo beringelas ou courgettes" para as bases das pizzas e também para engrossar os molhos.


Muitos dos chefs estão, de acordo com o jornal britânico, a pedir ao "governo para limitar o preço dos tomates", uma vez que existem vários restaurantes nesta situação.


Até ao momento, sabe-se que alguns ministros britânicos vão reunir-se, em breve, com supermercados para arranjar uma solução para a escassez que se tem verificado.