Cada um tem a liberdade de comer o que lhe aprouver - salvo se for por indicação médica - , de acordo com as suas escolhas, opções, crenças, orçamentos, entre outros fatores. É uma opção pessoal e uma escolha livre.


Certo é que, nos dias de hoje, os diversos regimes alimentares são bastante discutidos porque dependem da livre escolha de cada um e têm impacto em diversos setores como a saúde, a natureza, a economia e o ambiente, entre vários outros.


Desta vez, foi uma análise da Deco Proteste que foi contestada pela Associação Vegetariana Portuguesa.


A Deco Proteste fez uma análise a quatro regimes alimentares, em Portugal, cujo resultado afirma que o vegano é o mais caro.

De acordo com a Deco Proteste, tal como se lê na Visão, a dieta vegana é seguida por cerca de 12% de portugueses e será a mais cara de entre os quatro regimes alimentares: vegano, ovolactovegetariano, mediterrânico e planetário (que tem por objetivo equilibrar dieta, saúde e proteção do planeta).

Considerou a Deco Proteste, nesta análise, que a dieta vegana é “a mais dispendiosa, exigindo mais de sete mil euros por ano”, tendo como base “um plano alimentar equilibrado para quatro pessoas (dois adultos, uma criança e um adolescente).”


Na sequência do resultado desta análise da Deco Proteste, a Associação Vegetariana Portuguesa veio contestar o facto de ser considerada a mais cara de entre os regimes alimentares analisados.

A Associação avançou mesmo ser a mais barata de todos eles.

Em comunicado, a Associação Vegetariana Portuguesa diz que “os consumidores ‘vegan’ [veganos, em português] são os que menos gastam com a alimentação em Portugal” e corrobora as suas afirmações com base num outro estudo, feito por investigadores da Universidade da Beira Interior, que concluiu que “quem opta por uma alimentação de base vegetal (mais concretamente, ‘vegan’) tem maior probabilidade de gastar menos dinheiro nas compras de alimentação.”

A concluir, a Associação Vegetariana afirma ainda que “mais de 60% dos consumidores veganos dizem gastar menos de 60 euros por semana com a alimentação.”


O debate está lançado.

De um lado, a análise da Deco Proteste diz que a dieta vegana é a mais cara e, do outro, a Associação Vegetariana Portuguesa diz ser a mais barata.

Existirão vários fatores que determinam o valor de um “cabaz alimentar”, vegetariano ou não. Talvez mesmo o local onde se prefere comprar os produtos de qualquer um dos regimes alimentares, que cada um tem a liberdade de escolher.