Costumas deitar fora aqueles pacotes de bolinhas que vêm dentro das malas e caixas de sapatos acabadinhos de comprar? Não faças isso! Estes pacotes são bastante úteis.
Os cristais são feitos de gel de sílica e servem para absorver a humidade. De acordo com o site Silversurfers, as saquetas podem ser utilizadas em diversas tarefas domésticas. Aqui ficam 5 formas para usares este produto.
1. Documentos e fotografias
Há álbuns de fotografias que têm mais valor do que outros, o que é natural! Para manteres a qualidade das fotos, coloca um ou dois sacos dentro do álbum. No caso de guardares documentos importantes - certidão de nascimento ou o diploma do curso - em gavetas, deixa lá alguns saquinhos de gel de sílica. Desta forma, ficam secos e não se estragam.
2. Telemóvel
O truque de colocar o telemóvel molhado numa caixa com arroz resulta, mas colocar o aparelho num pote com as bolinhas de sílica-gel também é bastante eficaz. Elas vão absorver a humidade e, por isso, secar o dispositivo. Também podes usar o pacote entre a capa e o telemóvel ou na bolsa de uma máquina fotográfica.
3. Alimentos
O melhor truque para preservar sementes entre as estações do ano é colocá-las num envelope e guardá-las junto de um ou dois sacos de gel de sílica. Também podes colocar a ração do teu patudo num frasco de plástico e colar alguns pacotes na tampa interior. Isso vai ajudar a manter a comida seca e em condições!
4. Guarda-roupa
Para evitares o cheiro a mofo no armário ou na gaveta, espalha sacos de sílica entre aquelas peças que ficam guardadas durante muito tempo! A utilização destes pacotes em peças de couro também evita aquele bolor chato.
5. Bijutaria
Uns saquinhos destes na caixa onde guardas os colares, os anéis, os brincos… ou, até mesmo, aquele relógio de que tanto gostas, evitam que estes ganhem ferrugem. Além disso, evitam que as peças de prata fiquem machadas.
Se vires que eles já não estão a fazer o seu trabalho, podes sempre colocá-los ao sol. Após estarem secos, podes reutilizá-los. Com estas dicas, da próxima vez, não os deites fora!