Demasiado provocadora? Com demasiadas curvas? A nova estátua de uma sereia exposta na cidade de Monopoli, perto de Bari, Itália, está a dar que falar pelas suas formas. Foi feita por alunos de uma escola de artes italiana, a pedido da autarquia, e é uma "homenagem à grande maioria das mulheres curvilíneas", segundo o diretor da escola, citado pelo The Guardian.


Apesar da boa intenção, esta homenagem não foi vista com bons olhos pela maioria dos moradores - e não só, uma vez que a polémica se instalou também nas redes sociais.

Há quem considere as curvas da sereia "provocantes". "Parece uma sereia com dois seios de silicone e, principalmente, um rabo enorme nunca antes visto numa sereia. Pelo menos que eu conheça", escreveu no Facebook a atriz Tiziana Schiavarelli, citado pelo Corriere della Sera.

A estátua ainda não foi inaugurada e já estar a dar que falar. Apesar de criticar a obra de arte, a atriz Tiziana Schiavarelli vê o lado positivo de toda esta polémica: "Quem sabe se vai virar mais uma atração para os turistas".



O diretor da escola de artes saiu em defesa dos alunos e disse que vê a obra "como uma representação da realidade, neste caso do corpo feminino".

"Vemos anúncios na televisão com modelos muito magras, mas a sereia é como uma homenagem à grande maioria das mulheres curvilíneas, principalmente no nosso país. Teria sido muito desagradável se tivéssemos representado uma mulher extremamente magra."


Esta não é a primeira vez que estátuas dão que falar em Itália. Em 2021, foi exposta uma estátua de uma mulher com um vestido transparente, na cidade de Sapri, que foi considerada por muitos como uma obra sexista.