Comprar ou alugar uma casa já não é para todos. A subida quase surreal dos preços das rendas e dos valores das casas obriga os casais e famílias a adiarem este sonho ou a optarem por outras alternativas, como fez este casal.

Depois de viverem em vários países, Danielle e Joel fixaram-se em Braga, onde alugaram um apartamento. Ao fim de dois anos, o contrato acabou e a renda ia aumentar para o dobro. O casal começou a pensar em alternativas e chegaram a uma conclusão: deixar o apartamento e comprar uma autocaravana para usarem como casa.

"Quando começámos a viver juntos, víamos pessoas no YouTube e começamos a entrar neste mundo das autocaravanas. Vimos como era em Portugal, os custos, como funcionava e acabamos por aceitar o desafio", explicam ao jornal O Minho.



O casal conta que antes, com renda e despesas, gastava cerca de mil euros por mês. Agora, com a autocaravana, gastam cerca de 600 euros por mês e andam sempre em movimento. Danielle e Joel aproveitam a mobilidade da casa para conhecerem mais cantos e recantos do país. "Vamos sempre em estradas nacionais, organizamos para não termos pressa. Paramos a casa onde queremos, com um jardim grande, ficamos a trabalhar no local o tempo que queremos." Esse é outro fator que influenciou e muito a decisão para este novo estilo de vida.


Danielle e Joel trabalham na área de marketing e de forma remota. Apesar de estarem mais por Portugal, o próximo objetivo será andar pela Europa com a autocaravana. Quando a compraram, tiveram de fazer algumas remodelações para ficar pronta a habitar. "Compramos os materiais todos, lixámos, pintámos… Só não fizemos as instalações dos painéis solares", conta Joel ao jornal.


Tudo agora corre bem e sobre rodas, mas nem sempre foi assim. No início, tiveram alguns percalços: "Fizemos muita coisa errada, tivemos uma infiltração. Tudo era novidade e achávamos que era fácil, só pintar. Nós comprámos isto sem saber como se ligava o frigorífico. Descobrimos como se ligava o aquecimento uma semana depois".

No Instagram, relatam o seu dia a dia e as aventuras que enfrentam.

Este é um estilo cada vez mais apreciado pelos jovens, causado por vantagens e desvantagens. Por um lado, o mercado de trabalho nunca ofereceu tanta liberdade com o teletrabalho, por outro está cada vez mais difícil de ter casa, com os preços absurdos praticados, e por isso é preciso encontrar alternativas. Autocaravanas é uma delas.



(Imagens: Instagram)