Na verdade a portuguesíssima sopa da pedra começou, justamente, com "apenas" uma pedra, dentro de uma panela de água, à qual se foram juntando muitos outros ingredientes até se chegar ao famoso e farto prato típico de Almeirim.


Certo é que, apesar da nossa sopa da pedra - que tem bem mais do que uma pedra -, a cozinha está sempre a reinventar-se e a adaptar-se aos novos tempos e mais uma vez é uma pedra o centro deste "novo" prato.


E esta tendência não podia vir em melhor altura. Já que estamos em tempos de crise, nada como um petisco em conta para substituir o marisco - que pesa na carteira. Mas prepara-te, porque este novo petisco não é de se comer e chorar por mais, é só de se sorver e chorar por mais, porque se o trincares habilitas-te a partir um dente.

Preparado para saber qual é afinal esta última tendência culinária? Parece que agora a moda é "comer" pedras fritas. Sim, ouviste bem! Este ingrediente, no mínimo bizarro, está a ser utilizado para fazer refogados e adivinha? Há cada vez mais aventureiros dispostos a provar!


Apelidado de "o prato mais duro do mundo", facilmente se percebe o porquê. Alguns chefs refogam as pedras fritas com alho, pimenta e outras especiarias, enquanto outros preferem cozinhá-las com molhos. Este prato, que está a fazer sucesso nos mercados noturnos na China, até já tem nome: suodiu, que significa "chupar e descartar".



Quem diria que um dia estaríamos a falar sobre cozinhar pedras? Imagina só veres pessoas sentadas à volta de uma mesa, a saborearem as suas pedras fritas como se fossem batatas fritas.


Segundo a CNN, as pedras são servidas em caixas e cada porção custa cerca de 1,58 euros. E não, não tens de devolver as pedras fritas. Podes levá-las para casa, como recordação. De acordo com a mesma publicação, este prato já é antigo. Antigamente, os barqueiros podiam ficar presos no meio de um rio e sem nada para comer. Para "encontrar felicidade na amargura", diz a CNN, eles encontravam pedras para cozinhar com outros condimentos para simular um prato.