A Jornada Mundial da Juventude vai decorrer de 1 a 6 de agosto de 2023 em Lisboa onde são esperados cerca de 1 milhão de jovens. A RFM vai acompanhar todas as emoções em direto, por toda a cidade e, naturalmente, nos locais dos encontros dos participantes com o Papa Francisco.

Vê aqui por onde vão andar os milhares de participantes das jornadas na primeira semana de agosto.



As JMJ são um dos maiores eventos que se realizam no mundo.

A cada três anos, milhares ou milhões (literalmente) de jovens reúnem-se para celebrar e aprender com a fé católica.

Por diversas vezes o evento tem superado a barreira do milhão de participantes.

Em 1995, em Manila, Filipinas, juntaram-se perto de 4 milhões de pessoas, na que foi uma das maiores concentrações de católicos de sempre.

O Rio de Janeiro recebeu em 2013 aquela que é considerada a segunda maior JMJ, com cerca de 3,7 milhões de jovens.

Em 2011, Madrid conseguiu passar a barreira do milhão de participantes.

As últimas realizaram-se em 2019 no Panamá onde foi anunciada Lisboa como próxima cidade a receber as jornadas 2022 (…adiadas para 2023 devido à pandemia).

Idealizada pelo Papa João Paulo II, em 1985, a JMJ tem em Lisboa, em 2023, a sua 15 edição. entre os dias 1 e 6 e agosto de 2023.



FESTIVAL DA JUVENTUDE

Inserido na Jornada, o Festival da Juventude, feito por peregrinos e para peregrinos, inclui 480 eventos e 100 espaços com atividades diferentes com a participação de mais de 50 países.

2 palcos centrais e vários palcos secundários na cidade de Lisboa. O Campo da Graça (Parque Tejo) onde ira decorrer a Vigília e a Missa do Envio, a Colina do Encontro (Parque Eduardo VII) onde acontecerá a Cerimónia de Acolhimento e a Via Sacra, e Terreiro do Paço, Alameda, Praça do Império e Loures, Coreto da Graça, Castelo de S. Jorge e Jardim da Estrela .

O Festival da Juventude inclui ainda 2 competições desportivas de futebol e voleibol, 38 conferências, 6 grupos de dança, 290 concertos, 15 filmes, 10 peças de teatro, 15 exposições e 55 eventos religiosos



CIDADE DA ALEGRIA

A Praça do Império (Jardim Vasco da Gama) vai transformar-se na Cidade da Alegria onde encontrarás o Parque do Perdão e a Feira Vocacional.

A Feira Vocacional terá 150 “casas” (stands) cujos anfitriões serão todas as congregações, projetos sociais ou movimentos.

No Parque do Perdão irão estar 150 confessionários, feitos com materiais recicláveis por presos dos estabelecimentos prisionais de Coimbra, Paços de Ferreira e Porto. Aí estarão padres a confessar, nos diferentes idiomas e haverá também uma capela.

Durante o dia, na Cidade da Alegria poderás assistir também a palestras, testemunhos e dinâmicas orientadas pelos diferentes anfitriões