Se usas o modo escuro no teu telemóvel, então este texto é mesmo para ti. Sabias que este nem sempre é a melhor opção? Embora seja uma ferramenta cada vez mais popular, a ciência ainda se mostra um pouco cética. Eis as três razões, segundo o site Android Authority, que deves ter em conta antes de colocar o teu telemóvel no modo escuro.


Dificulta a leitura

É mesmo isso que acabaste de ler. Quando olhas para um ecrã escuro, a tua pupila dilata para deixar entrar mais luz. O resultado disso são detalhes difusos, o que torna o texto claro sobre um fundo escuro mais difícil de ler.


Fadiga ocular

Achavas - tu e quase todos nós - que o modo escuro servia para poupar os olhos. Errado. Embora o modo escuro possa aliviar a tensão ocular em condições de pouca luz, o mesmo não acontece em ambientes iluminados. O contraste reduzido entre o texto e o fundo pode causar mais tensão ocular. Os teus olhos têm que trabalhar mais para reconhecer detalhes finos do texto ou da interface, o que pode levar à fadiga ocular.


Não poupa sempre a vida útil da bateria

E se achavas que o modo escuro poupa sempre a vida útil da bateria, pensa novamente! Essa vantagem aplica-se apenas aos dispositivos que usam tecnologia OLED, onde os pixéis pretos estão realmente desligados. No entanto, nem todos os telemóveis têm essa tecnologia. Portanto, para muitos dispositivos, a economia de bateria é mínima ao usar o modo escuro.



Talvez seja altura de repensares a tua preferência pelo modo escuro do teu telemóvel em prol do bem-estar dos teus olhos e da eficiência da bateria.