Viana do Castelo está ao rubro, com turistas como este, que não são vistos todos os dias na nossa costa. É um turista especial e que, felizmente, dá poucas vezes à costa.

Trata-se do segundo maior tubarão do mundo que foi avistado no mar em Viana do Castelo, junto ao parque eólico offshore. Dito assim, é caso para assustar qualquer pessoa, mas não te preocupes. Apesar do comprimento - pode chegar aos 10 metros -, que lhe confere também o segundo lugar na lista dos maiores tubarões do mundo, esta espécie é inofensiva.


A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, que anunciou o avistamento, garante que não há motivos para preocupação. Também conhecido por tubarão-frade, esta espécie alimenta-se à base de krill, plâncton e ovas de peixe. Ele consegue filtrar mais de duas mil toneladas de água por hora.

Por norma, estes tubarões são avistados "onde a água é mais rica em alimento e não mostram receio em se aproximar de pessoas ou embarcações".



Qualquer semelhança com um golfinho é pura coincidência. Estes tubarões são por vezes avistados a dar saltos fora de água como os golfinhos.