Parece que a Noruega está com um humor um tanto "gelado" em relação aos anúncios no Facebook e Instagram. A Datatilsynet, a autoridade de proteção de dados norueguesa, decidiu entrar em ação e vai proibir temporariamente anúncios no Facebook e Instagram, do dia 4 de agosto até ao dia 3 de novembro. Tudo pela proteção da privacidade dos utilizadores.


Podemos dizer que esta foi uma tomada de decisão para alertar para esta questão. Se o Facebook e o Instagram não fizer nada, a Datatilsynet ameaça aplicar multas diárias de cerca de 90 mil euros, até que haja a adoção de medidas seguras. A Reuters escreve, citando a Datatilsynet, que o Facebook e o Instagram não podem recolher a localização física dos utilizadores noruegueses para lhe direcionar anúncios, uma prática muito comum.

"É tão claro que isto é ilegal que precisamos intervir agora e imediatamente. Não podemos esperar mais", afirmou Tobias Judin, chefe da secção internacional da Datatilsynet, à Reuters.

Em último caso, a Datatilsynet ameaça ir até ao Conselho Europeu de Proteção de Dados.


A proibição destas redes sociais não está na calha, o que a Noruega pretende é "garantir que as pessoas possam usar estes serviços de uma forma segura e em que os seus direitos sejam preservados". Para já, o Facebook e o Instagram vão refletir sobre este pedido.



Quem sabe se esta medida da Noruega não avança mesmo e vai para outros países, como Portugal, por exemplo.