Beatriz Roque Antunes foi uma dos 10 jovens escolhidas para almoçar com o Papa Francisco, esta sexta-feira, 4 de agosto. A RFM teve a oportunidade de falar com Beatriz, que diz que o convite surgiu há um mês, pelo Padre Nuno Amador, o que na altura a deixou "muito contente".
Agora, passado esse mês e o tão aguardado almoço, Beatriz Antunes ainda está a "assimilar tudo o que aconteceu e a refletir a grandeza da situação". Não é todos os dias que se tem o privilégio de almoçar e conversar com o Santo Padre.
Durante o almoço, houve oportunidade para falar com o Papa, que teve o cuidado de dar atenção e ouvir cada um dos jovens. Apesar da língua espanhola ser uma barreira linguística para alguns dos jovens, Beatriz Antunes frisa a entreajuda que houve para que a comunicação fosse facilitada.
Entre muitos outros temas, o Papa Francisco frisou a importância da relação dos jovens com os mais velhos e foi aí que Beatriz Antunes falou sobre a relação dela com o avô, que morreu em 2020, e não tem dúvidas de que "temos muito a aprender com os mais velhos".
"Foi inacreditável e muito especial poder falar com o Papa, ver a lucidez das respostas dele, o seu sentido de humor, o cuidado na escolha das palavras que ressoavam no coração."
Beatriz Antunes jamais esquecerá este encontro, que também teve uma situação engraçada.
Uma das jovens, natural do Peru, perguntou ao Papa Francisco se já tinha provado os famosos Pastéis de Belém e D. Américo Aguiar, Presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, que estava também presente, sentiu-se envergonhado, porque ainda não lhe tinha dado a provar.
Pastéis à parte, se te estás a questionar sobre o que se come num almoço com o Papa, ficas já a saber que é muito ao estilo italiano. Houve dois pratos, um de massa e outro que era rolo de carne com vegetais, e a sobremesa foi bolo de bolacha e fruta.
Este almoço vai ficar para sempre na memória destes jovens. Além de fazer parte da lista dos convidados para almoçar com o Papa, o nome de Beatriz Roque Antunes já tinha ganho destaque quando, em 2020, foi anunciado o logótipo desta Jornada Mundial da Juventude. Era o de Beatriz Antunes, que é designer.
Apesar deste grande feito, Beatriz não o referiu neste almoço com o Papa por ter "outros assuntos mais importantes para falar". Ainda assim, confessa que nunca imaginou que isto lhe pudesse acontecer: "Isto começou por ser um projeto meu e agora já é um bocadinho de toda a gente".
(Imagens: Reprodução Youtube)