Na vida de cada pessoa que tem um animal de estimação, existe um amor incondicional e uma conexão que vai além das palavras. E, por isso, sempre que temos de nos despedir dele há espaço também para a dor e saudade.

Na perda de um animal de estimação, também existe a fase do luto, que é preciso ser feito, só que nem sempre existe tempo e compreensão, por parte de quem nos rodeia, para o fazer.


A agência de comunicação UPPartner, de Lisboa, é diferente e dá dias de luto aos trabalhadores para que possam se despedir dos seus animais de estimação. Por norma, é dado um dia de luto a cada trabalhador, mas podem ser mais, "vai sempre depender do estado emocional do colaborador e da sua ligação ao animal de estimação", segundo diz Hélio Soares, CEO da UPPartner, ao Trabalho by ECO.

"Compreendemos a importância que os animais de estimação têm para cada um de nós e sei, por experiência própria, que perder um companheiro de quatro patas é devastador", confessa também Hélio Soares, que, no passado, já tinha implementado outras medidas amigas dos animais de estimação. Por exemplo, em caso de doença do animal, o trabalhador pode ficar em casa a dar assistência.

No Dia do Animal, também costumam recolher ração para doar a instituições que cuidam de animais abandonados.


Ao olharmos para esta empresa portuguesa, vemos não apenas uma agência de comunicação, mas uma verdadeira embaixadora do amor pelos animais. Quem tem um animal de estimação ou já perdeu um sabe a importância de medidas como esta.