Cerca de 800 mil pessoas juntaram-se, esta sexta-feira, para juntamente com o Papa Francisco assistirem à Via Sacra no Parque Eduardo VII, em Lisboa.
Com um tema mais atual do que nunca, esta Via Sacra refletiu sobre a "vulnerabilidade e a fragilidade" com que todos se confrontam no dia a dia. Este foi o momento pelo qual milhares de pessoas esperaram horas ao sol e que contou com testemunhos de jovens de diferentes países que enfrentaram desafios ao nível da saúde mental.
Um desses testemunhos foi feito por um jovem português. Na sétima estação, em que Jesus cai pela segunda vez durante o seu calvário, foi o momento de abordar este tema tão importante e que afeta tantas pessoas hoje em dia: saúde mental. Nos ecrãs, foi exibido o testemunho de João, um jovem português que enfrentou desafios na sua saúde mental, sobretudo durante a pandemia. João recordou também o período em que foi vítima de bullying. Depois, transmitiu uma mensagem de esperança: "Juntos, como humanos, é possível vencer todo o isolamento e todo o individualismo".
Vê no seguinte vídeo o testemunho de João, a partir do minuto 1:31:24.
No seu testemunho, João, de Portugal, revela como a pandemia o impactou, trazendo à tona experiências difíceis da infância e a necessidade de pedir ajuda.
— JMJ Lisboa 2023 (@jmj_pt) August 4, 2023
Jesus também caiu duas vezes, mas Se ergueu, mostrando-nos que é possível continuar.#PontifexLisboa 🇵🇹 #viacrucis pic.twitter.com/seufojcWMf
Gritos, palmas e lágrimas encheram o Parque Eduardo VII depois de o Papa Francisco abençoar todos os presentes, no final da Via Sacra. No final, Salvador Seixas subiu ao palco para cantar uma música dos "Hillsong United".