Se alguma vez já recorreste a um site ou aplicação de meteorologia, com certeza, viste que quando há previsão de chuva existe uma percentagem associada.


Podes pensar que essa percentagem significa que, numa certa região, vai chover apenas 20%, 30%, 50% - seja qual for o número -, permanecendo o resto da região seca, mas há quem diga que não é bem assim...


O jornal britânico Mirror foi atrás deste assunto e revelou as teorias que circulam sobre o significado real da percentagem.


Segundo o mesmo jornal, "muitos não têm ideia de como a percentagem é calculada e isso causa muita confusão online, com pessoas a indicarem teorias diferentes sobre o verdadeiro significado do número".


Uma das teorias reveladas pelo jornal afirma que "quando o tempo diz que há 30% de possibilidade de chuva significa que há 100% de possibilidade de chuva naquela área, mas que só choverá em 30% dela".


Esta teoria sugere que, se virmos a previsão do tempo para, por exemplo, em Lisboa e se ela disser que há 24% de previsão de chuva, "isso na verdade, significa que haverá chuva em Lisboa, mas em apenas 24% da cidade".



No entanto, o serviço meteorológico do Reino Unido, Met Office, veio desmentir esta teoria e revelou que essa é a forma como nos Estados Unidos é indicada a probabilidade da chuva.


No Reino Unido, esse cálculo é feito como a maioria o faz. Isto quer dizer que quando existe 80% de possibilidade de chuva significa que é quase certo que chova.


Perante estas duas teorias, fica a dúvida sobre o método utilizado pelo serviço meteorológico português, IPMA.