Com certeza que já compraste papel higiénico que tem como decoração alguns desenhos (com cor ou sem cor): ondas, pequenas flores, figuras geométricas, linhas e pontos coloridos...


E será que já te perguntaste para que é que serve? Será que é somente para decoração? Vamos descobrir!



Vários sites indicam que existem cinco funções para os desenhos no papel higiénico. São elas:


1. Estética e reconhecimento da marca

Os desenhos no papel higiénico ajudam na identificação da marca. Os consumidores podem decorar os ditos desenhos e procurar, mais rapidamente, a marca no supermercado. Os desenhos tornam também o produto mais agradável aos olhos do cliente.


2. Função tátil e porosidade

A impressão de desenhos no papel higiénico faz com que existam traços mais elevados. Esse efeito "aumenta a porosidade do papel higiénico, o que tem um propósito prático essencial", tal como escreveu este site.


3. Facilita a remoção de resíduos

Os relevos existentes no papel aumentam o contacto entre o papel e a pele, facilitando a limpeza.


4. Reduz a necessidade de força na sua utilização

Os desenhos do papel higiénico tornam a limpeza mais eficaz, como já vimos, e, ao mesmo tempo, reduz a necessidade de aplicar força na sua utilização. Isto é, maioritariamente, benéfico para pessoas com pele sensível ou irritada.


5. Melhora a experiência de quem o utiliza

O papel higiénico serve um propósito único, sendo que os desenhos impressos o tornam mais suave e eficaz. Além disso, tornam-no mais confortável durante a sua utilização.


Na próxima vez que utilizares papel higiénico, lembra-te que os desenhos não existem só para o tornar mais atraente, mas também para torná-lo mais confortável para ti.