De certeza que já te aconteceu isto: estares na caixa de supermercado, pronto para passar as tuas compras, só que à frente tens um cliente com vagar, a demorar mais tempo do que aquilo que a tua paciência consegue suportar, certo?

Um homem australiano apresentou uma possível solução para estas situações, mas que acabou por gerar muita polémica no Facebook. Para ele, o ideal seria os supermercados criarem uma hora específica para os idosos fazerem as suas compras. O australiano escreve que os idosos deveriam ser mais conscientes dos trabalhadores que estão com pressa e evitarem fazer compras nos horários de ponta.


Mas parece que a única pessoa que achou esta ideia brilhante foi o próprio que a propôs. O supermercado Coles rejeitou a proposta: "Estamos sempre a procurar maneiras de satisfazer as diferentes necessidades dos nossos clientes, criando um ambiente de compras no qual os nossos clientes se sintam confortáveis", disse um porta-voz da Coles, ao site News.com.au.


O debate gerou uma grande polémica no Facebook, com mais de 300 comentários fervorosos. Alguns ficaram indignados e disseram que os idosos têm todo o direito de fazer compras quando quiserem, afinal, pagaram impostos a vida toda. Outros sugeriram que aquele que está a reclamar deveria simplesmente começar a fazer compras online. E teve até quem aconselhasse todos a aprender com os idosos e a desacelerar um pouco na vida.


No entanto, o ponto alto foi o analista de comportamento do consumidor, Barry Urquhart, que chamou a ideia de "preconceito de idade personificado". Ele lembrou que, em tempos de altos custos de vida, não dá para simplesmente marginalizar um grupo de consumidores.

Por isso, a próxima vez que estiveres no supermercado e encontrares um idoso a fazer compras com a maior calma de sempre, lembra-te de que eles conquistaram isso, entre impostos e tudo o mais. E se estiveres com pressa, talvez possas aprender com eles a desacelerar e a aproveitar aquilo que uma ida ao supermercado te pode proporcionar. Em último caso, se estás com pressa não vás simplesmente ao supermercado.