Gostas de comer o teu croissant ou um pastel de nata de manhã, mas tendes a evitar porque tens receio que te engorde? Fica a saber que, provavelmente, não são esses doces, que comes de manhã, que mais contribuem para o aumento do peso.


Quem o diz é um estudo de Daniela Jakubowicz, endocrinologista, feito na Universidade de Tel Aviv, em Israel, e citado no Huffington Post. O estudo contou com 193 pessoas, que contabilizavam as calorias que consumiam ao longo do dia.


Foi apresentado aos participantes um pequeno-almoço com poucos hidratos de carbono e outro rico em hidratos e que incluía algo doce, como uma fatia de bolo. Todos eles escolheram o que mais lhes agradava, na altura, e, passadas 16 semanas, vieram as conclusões.


Com a experiência, os investigadores descobriram que os participantes que comeram algo doce conseguiram emagrecer um pouco mais do que os outros.


O que explica esta conclusão é que os indivíduos que optaram pelo pequeno-almoço rico em hidratos eram mais "rigorosos com as suas dietas" e, além disso, tinham "níveis mais baixos da hormona da fome, a grelina, o que significa que tinham menos desejos".


O que isto quer dizer é que as pessoas que optam por comer algo doce logo pela manhã tendem a ter menos vontade de comer algo mais calórico durante o dia.



Em jeito de conclusão, a especialista Daniela Jakubowicz recomendou um pequeno-almoço que contenha algo doce. No entanto, sugeriu também que o almoço seja mais leve e que o jantar não inclua açúcares.


Assim sendo, o ideal é que olhes para a tua alimentação com equiílibro e moderação. Se queres comer algo mais calórico pela manhã deves ajustar as próximas refeições. Não, não é por comeres algo doce de manhã que podes fazê-lo também à hora de almoço, do lanche ou do jantar.