Tony Fernandes, CEO da AirAsia, está nas bocas do mundo depois de ter partilhado uma fotografia no Linkedin com aquilo que achava ser uma fotografia inocente. De repente, a polémica instalou-se e gerou tantos comentários que levou Tony Fernandes a apagar a publicação e a justificar-se mais tarde.
Em causa estava uma fotografia que mostrava Tony Fernandes, sem camisa, a receber uma massagem, durante uma reunião de trabalho. "Temos de amar a Indonésia e a cultura da AirAsia para poder receber uma massagem e fazer uma reunião de direção", lê-se na descrição. Tony Fernandes achava que estava a mostrar a inovação no seu ambiente de trabalho, mas na realidade mal ele sabia a polémica que ia gerar.
Os críticos não demoraram a aparecer, gerando um debate sério sobre o que é considerado profissional. Alguns utilizadores do LinkedIn até sugeriram que as colegas de trabalho de Tony Fernandes poderiam sentir-se desconfortáveis com a situação. "Não creio que as mulheres da sua empresa se sintam confortáveis ou seguras neste contexto e, dado que é o chefe, é provável que não o desafiem nem digam nada. É claramente um líder inteligente que se preocupa com a cultura, mas esta não é a forma de criar uma cultura segura e de apoio."
Em sua defesa, Tony explicou à Bloomberg que estava a sentir-se stressado depois de um voo de 18 horas e que a massagem foi o método que encontrou para aliviar as dores nas costas. "Nunca se pode realmente explicar o processo de pensamento por detrás de um post, por isso apaguei-o. Não queria ofender ninguém."