No calor da discussão entre os comentadores da CNN Portugal, a analista Helena Ferro Gouveia e o major-general Agostinho Costa, o impensável aconteceu. Helena Ferro Gouveia atirou um copo de água a Agostinho Costa.

O debate era sobre o Médio Oriente, mas acabou por ganhar contornos mais pessoais. "Permita-me apenas um apontamento. Não respondo a argumentos absurdos naturalmente, nem venho aqui para fazer debates com comentadores. Sou analista e venho analisar", disse o major-general, citado pela Magg, referindo-se a Helena Ferro Gouveia. A analista também não se conteve: "Eu também sou analista e venho aqui analisar. O senhor diminuiu-me e isso não admito, desculpe, mas não admito".

As câmaras captaram a troca de olhares de desprezo e sorrisos sarcásticos, mas a verdadeira tempestade estava prestes a acontecer nos bastidores. Depois do direto, Agostinho Costa, segundo conta o Correio da Manhã, soltou uma série de insultos a Helena Ferro Gouveia, chamando-a de "mal-educada, ignorante e feia". "Você tem de cuidar da autoestima, eu desprezo-a", acrescentou o major-general, levando a analista a atirar-lhe um copo de água.


Após esta polémica, Helena Ferro Gouveia recorreu às redes sociais para explicar tudo. Num tweet, ela afirma que ter opinião na vida pública tem os seus custos, especialmente para as mulheres. "Tenho aguentado em silêncio chorrilhos de ofensas, nunca contra as minhas ideias, sempre contra a minha pessoa e o meu aspeto físico", lamentou.
No final, mesmo admitindo que não se orgulha do ato impulsivo, Helena lembra que há dias muito duros. "Nunca me viram aqui uma palavra ou em lado algum em relação a este homem. Mantive a postura e silêncio. Só que também sou humana. Se me orgulho de ter atirado com água a um misógino ? Não orgulho. Mas depois de ter ouvido o que ouvi e depois de ter aguentado tanto, tanto, sou humana."



(Imagens: Reprodução CNN Portugal)