Um dos grandes eventos deste ano, em Portugal, foi a Jornada Mundial da Juventude, que mobilizou mais de um milhão de pessoas.


A Jornada Mundial da Juventude reuniu, em Lisboa e em vários outros concelhos, jovens dos quatro cantos do mundo que, a uma só voz, expressaram a sua gratidão e o seu amor por ali estarem. Crentes ou não crentes, muitos foram impactados pela energia que se sentiu num evento que, para muitos, "só se vive uma vez na vida".


A figura central deste evento foi o Papa Francisco que marcou cada um dos peregrinos com as suas frases inspiradoras. Muitos manifestaram o seu apreço pelo chefe da Igreja Católica e, entre eles, destaca-se Carlos Moreira.


Artesão há cerca de 55 anos, natural da freguesia de Encourados, em Barcelos, este português decidiu presentear o Papa Francisco com uma cadeira papal. Esta levou cerca de três meses a ser feita, sendo que toda ela foi talhada à mão, sem qualquer recurso a máquinas.


A ideia surgiu depois de um grupo de padres do Porto ter encomendado uma figura para uma igreja na cidade Invicta. Foi em jeito de conversa que Carlos Moreira comentou que gostaria de fazer este projeto e os padres deram-lhe a motivação necessária para tal.


E assim aconteceu! Foi durante a Jornada Mundial da Juventude que o artesão português ofereceu ao Papa Francisco a cadeira, que foi muito apreciada.


Passados alguns meses da JMJ, foi agora que o Papa Francisco escreveu uma carta a Carlos Moreira a agradecer o gesto, concedendo-lhe a Bênção Apostólica.


As fotografias foram partilhadas pelo o site O Minho, onde podes a ver a obra de arte deste artesão português.


Na carta assinada pelo monsenhor Roberto Campisi, assessor do Papa, e partilhada pelo site O Minho, lê-se:


"Por incumbência recebida de Sua Santidade, venho agradecer a prenda, os sentimentos nela manifestados e a retaguarda espiritual feita pelos bons frutos da JMJ, ou seja, daquele encontro com o rosto jovem da Igreja, que surge do meio das chamas do Espírito Santo, transformada a partir de dentro e programada para amar como ama Jesus e com o amor de Jesus.

Na força do seu Espírito, Jesus está sempre presente nos nossos corações, esperando serenamente que nos acomodemos em silêncio junto d’Ele para ouvir a sua voz, permanecer no seu amor e receber a força que vem do Alto e nos habilita a ser sal e luz na sociedade que nos rodeia.

Como penhor de todo este bem de Deus que implora para o senhor Carlos Alberto, o Santo Padre concede-lhe, extensiva aos familiares, a Bênção Apostólica, pedindo que continuem a rezar por ele".


O artesão português não ficou surpreendido porque já sabia que o Papa Francisco lhe ia agradecer o gesto, mas ficou muito feliz com o reconhecimento. Em declarações ao mesmo site, revelou que o chefe da Igreja Católica "gostou" da cadeira até porque a "levou com ele" para o Vaticano.


(Imagens: Reuters)